• NAS MALHAS DA CONSCIÊNCIA

Nas malhas da consciência busca esclarecer o caráter disforme e misterioso da Inquisição ao estudar seus meios de ação e perceber como o tribunal fez, ou tentou fazer, para chegar à consciência daqueles que estavam sob sua jurisdição. Conectando a história da instituição à história das práticas e do sentimento religioso, o historiador Bruno Feitler estuda o funcionamento local do Santo Ofício, seus mecanismos de representação, e por que não dizer, de propaganda, postos em prática pela Inquisição no Brasil da época moderna.

A partir da história da perseguição aos cristãos-novos no Nordeste, o autor mostra em detalhe o sistema que ia da distribuição de editais da fé em diversas localidades do território pernambucano até a transferência de presos para os cárceres inquisitoriais em Lisboa. Chega-se àquilo que o autor designa “matéria-prima” sem a qual o Santo Ofício não poderia subsistir: as denúncias.


O Autor Bruno Feitler: é professor de História Moderna na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Autor: Bruno Feitler
Assunto: História do Brasil Colônia; Inquisição no Brasil e em Portugal
Editora: Unifesp
Ano: 2019
Acabamento: Brochura
Páginas: 320
ISBN: 9788555710544
Edição:
Formato: 14x21
Peso: 0.394 KG

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

NAS MALHAS DA CONSCIÊNCIA

IGREJA E INQUISIÇÃO NO BRASIL
Autor: BRUNO FEITLER

R$ 49,90

Adicionar a minha lista de desejos
Disponibilidade: Em estoque

Tags: nas malhas da consciência igreja inquisição brasil consciências história da instituição história das práticas Santo Ofício época moderna perseguição aos cristãos-novos Nordeste