• VIOLÊNCIA DE ESTADO NA AMÉRICA LATINA

A América Latina tem sofrido ao longo da sua história algumas das mais sangrentas ditaduras militares, com graves violações de direitos humanos, como torturas, assassinatos, desaparições e sequestros de militantes e de crianças, tratadas como butim de guerra pelas forças repressivas.

No entanto, de forma paradoxal ou não tanto, o continente é hoje também uma referência internacional na defesa dos direitos humanos, com importantes avanços nas áreas de memória e verdade, na procura de justiça, na busca e identificação dos desaparecidos políticos e na consolidação dos mecanismos da justiça de transição.

O livro Violência de Estado na América Latina: Direitos Humanos, Justiça de Transição e Antropologia Forense reúne um conjunto de artigos que refletem sobre as causas e consequências da violência de Estado para os países do nosso continente. Esta reflexão é orientada por uma perspectiva que busca entender os elementos comuns e universais presentes nas distintas experiências. O resultado destaca o papel da América Latina na luta contra a violência de Estado, na consolidação do estado de direito e na defesa dos direitos humanos.


O organizador

Javier Amadeo é professor associado do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), doutor em Ciência Política com pós-doutorado em História pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Coordenador do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (caaf) da Unifesp, onde dirigiu o projeto “Violência de Estado no Brasil: Uma Análise dos Crimes de Maio de 2006 na Perspectiva da Justiça de Transição e da Antropologia Forense” em pareceria com o Centro Latino-Americano da Universidade de Oxford.

Autor: Javier Amadeo (Org.)
Assunto: Direitos Humanos no Brasil e na América Latina; Crimes das ditaduras latino-americanas; Violência de Estado hoje
Editora: Unifesp
Ano: 2019
Acabamento: Brochura
Páginas: 544
ISBN: 9788555710506
Edição:
Formato: 16x23
Peso: 0.815 Kg

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

VIOLÊNCIA DE ESTADO NA AMÉRICA LATINA

DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO E ANTROPOLOGIA FORENSE
Autor: JAVIER AMADEO (ORG.)

R$ 98,90

Adicionar a minha lista de desejos
Disponibilidade: Em estoque

Tags: América Latina ditaduras militares sangrentas graves violações direitos humanos torturas assassinatos desaparições sequestros de militares sequestros de crianças butim de guerra forças repressivas direitos justiça transição Antropologia Forense