• ANTONIO CANDIDO E ÁNGEL RAMA

Antonio Candido e Ángel Rama: Críticos Literários na Imprensa expõe os pontos de contato entre os percursos e as ideias desses dois autores e críticos literários, um no Brasil e o outro no Uruguai, revelando como realizaram uma crítica empenhada, com vista à formação do leitor. Para isso, examinam-se as crônicas semanais de Antonio Candido publicadas na Folha da Manhã, de 1943 a 1945, e as de Ángel Rama publicadas no semanário uruguaio Marcha, em 1960. Essa leitura traz à luz dois críticos literários militantes ligados por um interesse comum – a literatura.

Dedicada a analisar como cada um atuou na imprensa ao tratar de temas do universo literário, a autora desta obra, Joana Rodrigues, acaba por desvelar também que esse exercício semanal de escrita trouxe contribuições significativas para a produção ensaística e a trajetória intelectual dos dois literatos. Mostra ainda que eles acabaram por criar um espaço de resistência, de liberdade de pensamento e de compromisso com as lutas libertárias, tendo em vista os períodos em que exerceram as atividades críticas em seus países.

Além do cuidadoso trabalho analítico, a publicação traz também depoimentos enriquecedores: um de Pablo Rocca, reconhecido estudioso da literatura uruguaia e da obra de Ángel Rama, e dois do próprio Antonio Candido, sendo um deles uma entrevista concedida à autora.

Livro fundamental para os estudos literários contemporâneos, já que, ao focalizar os percursos individuais e entrecruzados desses dois grandes pensadores, possibilita a compreensão, de forma original, de um diálogo entre universidade, literatura, crítica e jornal que não se restringe a seus países de origem, mas abrange a América Latina, ponto de convergência de suas reflexões.

Autor: Joana Rodrigues
Assunto: Crítica Literária
Editora: Unifesp
Ano: 2018
Acabamento: Brochura
Páginas: 288
ISBN: 9788555710339
Edição:
Formato: 16x23
Peso: 0.458 Kg

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

ANTONIO CANDIDO E ÁNGEL RAMA

Autor: JOANA RODRIGUES

R$ 61,90

Adicionar a minha lista de desejos
Disponibilidade: Em estoque

Tags: Críticos Literários Brasil Uruguai Ángel Rama ensaística Pablo Rocca lutas libertárias